top of page

“Eu posso vender energia Solar?”

Aqui no “Eficiência em foco” temos a obrigação de falar de maneira simples e clara assuntos voltados a energia solar.




AFINAL, “Eu posso vender energia Solar?” esta pergunta sempre é feita a mim e aos meus técnicos quando visito novos clientes, que procuram sempre estar à frente nas oportunidades e a resposta para esta pergunta ainda é “não”.

Falo “ainda”, porque apesar da modalidade de venda estar prevista nas Leis atuais que regem a geração distribuída (GD), há que se realizar consulta pública (CP) por parte pela ANEEL de como se dará sua regulamentação, ou seja, a implementação dessa “venda”. Nós integradores de energia estamos defendendo o direito de nossos clientes atuais e futuros possam gozar de mais este benefício que será a abertura de comercialização de créditos de energia.


Através de instituições ligadas ao seguimento e principalmente a contribuição feita pela ABSOLAR ao qual somos associados, a consulta publica 031/2022 recebeu incrementos e correções que entendemos ser cruciais para que haja a liberação da comercialização de maneira igualitária, abrindo ainda mais o leque de benefícios que cidadãos ou empresas preocupados com a sustentabilidade do planeta terão à sua disposição.

Basicamente a proposta inicial, da ANEEL, buscava segregar quem era gerador de uso próprio, daquele gerador que pretendia comercializar, criando na prática barreiras para os geradores residenciais/comerciais já existentes e futuros. Contrários às barreiras a ABSOLAR enviou a proposta que contempla e abrange todos os geradores, sejam eles usinas solares ou de autoconsumo.

Esta correção, para além de abrir uma oportunidade financeira, abre também soluções para problemas atuais, como exemplo, a questão dos créditos excedentes.

Para quem interessar deixarei os links da consulta pública CP031/2022 ou se preferir pode avaliar a colaboração da ABSOLAR à consulta publica.

O importante é que esta correção seja implementada a regulamentação pois traz benefícios a toda sociedade seja ela geradora ou não pois abre a comercialização de energia limpa e barata para qualquer pessoa.


Quer saber mais sobre os benefícios? Acesse Instagram, Facebook - nossos de canais de relacionamento ou mesmo no nosso blog "Eficiência em foco".

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page